quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ópio: o grande combustível Afegão



Os comandantes norte-americanos pretendem cortar a principal fonte financeira do Taleban, a multimilionária produção de ópio (um derivado da papoula) do país. Os Estados Unidos enviarão milhares de soldados às três províncias que financiam grande parte das operações do grupo.

O plano para o envio de 20 mil fuzileiros navais e soldados do exército para as províncias de Helmand, Kandahar e Zabul, já que as autoridades norte-americanas acreditam que o Taleban defenderá vigorosamente aquilo que funciona como seu único motor econômico.

Por meio de extorsão e taxação, o Taleban obteria até US$ 300 milhões anualmente com o comércio de ópio do Afeganistão, que atualmente representa 90% das transações comerciais do país. Segundo os norte-americanos, isto é o suficiente para sustentar todas as operações militares do Taleban no sul do Afeganistão durante um ano inteiro.

Porém, como sempre, os Estados Unidos terão que enfrentar graves problemas como: o ópio é comercializado em áreas densamente habitadas, e, além disso, tem o fato de o Taleban estar espalhado em meio à população. Sendo assim, os norte-americanos só terão sucesso se romperem o controle do grupo sobre o cultivo da papoula. Ninguém aqui acredita que essa será uma tarefa fácil.

Na última segunda-feira, após passarem apenas dez minutos na pequena aldeia de Zangabad, que fica 32 quilômetros ao sul de Kandahar, os soldados norte-americanos depararam-se com um campo de papoulas plenamente florido. Combatentes talebans abriram fogo de três lados.

Segundo as autoridades norte-americanas, atualmente o comércio de ópio representa quase 60% do produto interno bruto do Afeganistão. Muitos dos novos soldados norte-americanos atuarão na área vasta e em grande parte desguarnecida ao longo da fronteira de 880 quilômetros com o Paquistão. Entre eles haverá soldados que usarão o Stryker, um veículo blindado relativamente rápido e leve, capaz de cruzar as extensas áreas adjacentes à fronteira.

A previsão é de que seja um verão sangüento no Afeganistão. O Taleban lutará bravamente para defender sua grande fonte de renda, e certamente usará como escudo uma grande massa da população civil afegã.

O novo contingente deverá estar no local, em sua totalidade, até 20 de agosto, a fim de proporcionar segurança para a eleição presidencial do Afeganistão. Que Allah proteja os civis inocentes!

Nenhum comentário: