sábado, 24 de outubro de 2009

Passos de caranguejo




Formada em Letras pela UFRJ e pós-graduada em Relações Internacionais, fui convidada para trabalhar em uma editora. Na verdade, uma holding (a maior do mercado editorial brasileiro), na gestão da área de royalties das 5 empresas do grupo.

O trabalho consiste em, além de liderar uma equipe de sete analistas de royalties, gerir os pagamentos de royalties das empresas a todos os nossos parceiros espalhados pelo Brasil e pelo mundo (literalmente): EUA, Canadá, França, Espanha, Alemanha, Itália, Indonésia, Austrália, Argentina, etc.

Emails que não param de chegar de todos os lugares do planeta, telefone que não para de tocar, reuniões - produtivas ou não - e uma série de decisões estratégicas para a empresa.

Legal, né? Sim, é de fato bom estar no mercado e ver os frutos do seu próprio trabalho.

Porém, há quase dois meses venho trabalhando as longas oito horas diárias e encarando maratonas de acesso remoto em casa (até 11 hs - meia noite). Com isso, vieram as fortes dores de cabeça, alterações constantes de humor, cansaso físico e mental, insônia, aflições no estômago, enjôos, etc.

Suficientes para eu dar um basta em mim mesma. That's is enough!

Se vivo assim aos 25 anos, que saúde terei aos 40?

É a sociedade do consumo!... que se "rendeu" frente as forças do sistema capitalista e que, portanto, seus critérios e bases culturais estão tão distantes do estado de natureza tão polêmico e comentado por Locke, Hobbes e Rousseau.

Tentando me redimir de mim mesma, por ter ficado tanto tempo longe de coisas que eu amo fazer, hoje fui ao shopping e comprei muitos cds e livros para ler.  Entre eles, um muito interessante, chamado "De Cuba, com carinho", da filóloga e famosa blogueira cubana Yoani Sánchez.

Vejo as pessoas estão intensamente envolvidas em estudar, trabalhar, alcançar, construir, conseguir, ter...ter...ter...

A sociedade moderna, que tanto valoriza o "ter", esquece que, desde os primórdios, o "ser" foi, é, e sempre será a origem das melhores coisas da vida.

Não é a toa que caminhamos em passos de caranguejo...


6 comentários:

Anônimo disse...

Free yourself!!! rs

Bjão, Ramon.

Sabrina disse...

Nossa, adorei o post. Libera geral! Me liga. Beeijinhos, Sabrina.

Rafael Oliveira disse...

Como sempre diz um famoso piloto de F1 em meu twitter, 'TamoJunto' nesse barco...

Analista?? Rss...

Alice disse...

Arrasou, Rafinha! ; )

Já viu o posto do Maurício?

Rafa Rodrigues disse...

Nossa, que mobilização! Obrigada pelo apoio, amigos queridos.

;)

vivisceral disse...

Seu blog é maravilhoso, você é talentosíssima, antenada e sincera. Vou ler sempre qqr coisa que escreva. Vai ser coisa boa. E confiável.