domingo, 8 de novembro de 2009

Yoani Sanchez: presa e torturada


Hoje saiu em vários jornais a prisão da famosa e polêmica blogueira cubana Yoani Sanchéz por oficiais do governo. Ela foi presa e espancada após se unir a amigos para participar de um protesto contra a violência. Chegou a pedir ajuda e socorro pelas ruas por estar sendo arrastada, mas os passantes nada fizeram, detidos pelos gritos dos oficiais "Se afastem! São contrarrevolucionários!".

Estou pasma com isso tudo. Tenho a impressão que a maioria das pessoas no mundo desconhece a atual situação dos moradores de Cuba. Eu mesma fiquei impressionada com as coisas que li e soube após começar a ter contato com o Generación Y, o blog da Yoani, e seu livro "De Cuba, com carinho".

Devaríamos de fato ajudá-la a chamar atenção para esse caquético e falido regime, que submete as pessoas a total falta de liberdade, em todos os sentidos. É inconcebível, nos dias de hoje, as pessoas serem proibidas de comprar computadores e de ter acesso a internet, e - muito pior do que isso - não terem direito a liberdade de expressão, de ir e vir e de viver como seres humanos.

Que a velhice e o odor fétido dessa ditadura sejam enterrados com a morte de Fidel Castro, um dia!

6 comentários:

Ana Cairo disse...

Muerte a Fidel!!!

Ramon disse...

Isso ainda vai dar panos pra manga...vc verá... ela tá frenética no Twitter hj.

Júlio Guerra disse...

eu não conheço mesmo muita coisa, mas confesso ter ficado bastante impressionado.

Jú disse...

"Hay que endurecer pero sin perder la ternura jamás" - Che

Vinícius Trindade disse...

Eu vi o comentário que vc deixou no blog daquele imbecil que disse que o Lula é apóia a ditadura de Fidel. Uma verdadeira aula dos conceitos de auto-determinação e soberania nacional. Excelente! Abração.

Yashá Gallazzi disse...

Olá, Rafaela.

Recebi seu comentário no meu blog e, por meio dele, acabei conhecendo o seu ÓTIMO BLOG. Parabéns pelo belo espaço que você criou.

Só não pude deixar de me pegar em uma pequena confusão... Vejamos o caso específico da agressão de Cuba contra Yoani. Nós dois concordamos em tudo! Nós dois escrevemos textos censurando a ditadura castrista pelo ocorrido.

Assim, por que o seu comentário crítico no meu blog? Só queria entender...

Parabéns de novo e um abraço.