quinta-feira, 22 de abril de 2010

Vampire Diaries x Twilight (Crepúsculo)


Em 2005 foi publicado o primeiro livro da série Crepúsculo, da autora Stephanie Meyer.  O livro ganhou fama internacional em 2008, além de diversos prêmios,  trazendo de volta o fascínio do público pelo mundo misterioso dos vampiros.

Prêmios e fama a parte, a saga de Crepúsculo é tão pobre e ruim quanto a atuação de seus atores. Os personagens são cheios de esquisitices, até os humanos. A atriz Kristen Stewart está muito ruim e artificial no papel da  Bella Swan.  Robert Pattinson ficou insosso como Eduard Cullen.  Se esses são os protagonistas,  precisa falar mais alguma coisa?

Certo dia, assisti pela primeira vez um episódio qualquer da primeira temporada da série Vampire Diaries, baseada nos livros de terror e romance da autora Lisa Jane Smith. Eu já tinha ouvido falar nisso e meu primeiro pensamento foi:  outra baboseira com vampiros adolescentes, sem nada interessante. Eu estava totalmente enganada.

Vampires Diaries traz o equilíbrio perfeito entre personagens adolescentes e adultos, que interagem na medida exata para entreter todo tipo de público. Os adolescentes interpretam papéis mais complexos do que o habitual, carregando traumas de família, problemas de relacionamento, identidade e perda;  fatos como ser popular na escola e encontrar um grande amor ficaram em segundo plano.

O mistério em torno dos três personagens principais -  Elena e os irmãos vampiros Stefan e Damon – vai além do tempo presente, nos dando excelentes insights históricos como, por exemplo, a época dos irmãos na Itália renascentista.

Outra grande sacada dos criadores da série  foi o fato de vampiros dividirem o espaço com outras criaturas polêmicas e famosas: a personagem Bonnie, por exemplo, descende de uma linhagem poderosa de bruxas.
Para finalizar, a escolha dos atores foi perfeita, todo o elenco está muito bem caracterizado e as interpretações estão muito bem feitas.

Nina Dobrev está ótima no papel da mocinha frágil Elena Gilbert. Ao mesmo tempo, muda totalmente de expressão ao interpretar a impetuosa e sedutora vampira Katherine, que provocou a separação dos irmãos Stefan e Damon no passado.

Paul Wesley é o próprio Stefan Salvatore: bonito, gentil, doce, e vampiro, claro.  O personagem tenta levar uma vida normal, mas vive atormentado pela presença sempre inconveniente e ameaçadora de seu irmão mais velho Damon. Até o presente momento, pode-se dizer que Stefan Salvatore ainda não exigiu muito do ator.  Tudo indica que após o 17º episódio da primeira temporada, Paul Wesley terá que mostrar como é interpretar um vampiro de verdade.

Ian Somerhalder é o próprio Coringa roubando a cena de Batman em O Cavaleiro das Trevas.  O ator está sensacional no papel do poderoso vampiro-vilão Damon Salvatore. Indiferença à espécie humana, rancor, solidão, vingança e um toque de sarcasmo fazem de Damon o personagem mais interessante da série, até agora.

Isso tudo e mais um pouco fazem de Vampire Diaries aquilo que Crepúsculo jamais vai ser: uma obra de bom gosto, com um enredo instigante e inteligente, interpretado por bons atores.

14 comentários:

Claudia Sampaio disse...

Achei seu texto maravilhoso! Concordo com cada palavra. Sou escritora de literatura infanto-juvenil e me descepcionei imensamente com a série Crepúsculo.

A série que você citou ainda não vi nenhum episódio, mas com certeza agora vou ver.

abraços e parabéns pelo blog.

luise meira disse...

Acho um absurdo o que vc escreveu...nao é a toa q fez tanto sucesso. Amooooooooo Crepúsculo e os atores são maravilhosos. Tchau.

twilight fan disse...

Crepusculo foi a melhor obra adolescente dos últimos tempos. vc devia se informar mais antes de escrever essas coisas...

Bella&EduardForever disse...

não adianta pessoas como vc tentaram tirar o brilho dessa linda história. É uma obra maravilhosa sim e os atores são perfeitooos. ele é lindo d+++ : /

Cullen disse...

you shouldn't say that about twilight.

Rafa Rodrigues disse...

Eu imaginava que fãs poderiam se manifestar e respeito a opinião de todos.

Obrigada por virem e deixo o espaço aberto para vocês também, sendo contra ou a favor do post.

p.s. E um brinde à Vampire Diaries!

Flavia de Lucca disse...

Concordo plenamente, Rafaela. Twiligh é um lixo! Mas entendo, adolescentes não tem muita maturidade para analisar essas coisas. Basta colocar uma historinha de amor sem graça que as menininhas já ficam histéricas.

O Eduard Cullen faz qualquer mulher perder o tesão por um vampiro.

Tinna Dobrev disse...

Vampire Diaries é de fato a obra de mais bom gosto sobre vampiros, considerando o público infanto-juvenil, e até adulto.

Alice Gill disse...

VAMPIRE DIARIES É FODA!

Unknown disse...

Por que esse frenesi todo nesse post? rs

Rafa Rodrigues disse...

Oi, Gael. Confesso que estou surpresa também. Mas estou adorando as manifestações. Tks pelo comment.

Bjs, R.

Elena & Damon disse...

Concordoo totalmente com vc, crepusculo é mto chato enquanto diarios de um vampiro é mto bom, traz drama, misterioo, e os atores sabem interpretar diferente dos de crepusculo..
The Vampire Diaries ♥
Damon Salvatore ♥

Giovanna Borges disse...

eu comecei a assistir TVD no início das férias e viciei tanto que já comecei a quarta temporada na internet! o que é engraçado, porque abomino crepúsculo! uma história sem sal, a Bella é meio tonta, diferentemente da Elena que envolve a todos por ser independente, forte e inteligente. Os vampiros, como você disse, são vampiros tradicionais; há um equilíbrio entre conflitos/assassinatos e amor, que aliás não acontece só entre os protagonistas. Fãs de Crepúsculo que criticam TVD por não mostrar um "amor perfeito" e ser muito violento, vou dizer uma coisa a vocês: vampiros SÃO violentos, e também sedutores, então não tem esse negócio de "voto de castidade", sem dizer que tudo que é perfeito é chato, já que não tem nada para questionar. Enfim, vou acabar escrevendo um livro hahah por isso vou parar por aqui :)

Anônimo disse...

vc só falar mal de crepusculo pq está com inveja do susseso que eles fizeram.pode pergunta pra qualquer um ,quem conhecer diarios de um vampiro? ninguem responde ,mas se falam de crepusculo tdo mundo sabe!!