quarta-feira, 31 de março de 2010

O Irã e sua novela

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) chegaram a um consenso nesta quarta-feira sobre a quarta rodada de sanções contra o Irã, por seu controverso programa nuclear, e devem começar a rascunhar o documento nos próximos dias, disse uma fonte ligada as negociações. 

A fonte, que falou em condição de anonimato à agência de notícias Reuters, afirmou que representantes do Reino Unido, Estados Unidos, França, Rússia e da Alemanha (que não é membro permanente, mas participa dos esforços) chegaram a um acordo com a reticente China durante uma conferência por telefone. 

Isso é bem previsível: a China, que tem no Irã um importante fornecedor de petróleo, mostra-se oficialmente relutante em aceitar uma quarta rodada de sanções contra o Irã e defende a diplomacia e negociações sobre o controverso programa nuclear iraniano. Como membro permanente, ela tem poder de vetar qualquer proposta de sanção apresentada no Conselho. 

As potências ocidentais acusam Irã de manter um programa nuclear para produzir armas. Teerã nega a acusação e diz ter apenas fins pacíficos. 

O Irã recusou um projeto de acordo apresentado pelas seis potências em outubro do ano passado, com a mediação da Agência Internacional de Energia Nuclear (AIEA). O projeto previa que a entrega por parte do Irã à Rússia de 1.200 quilos de urânio enriquecido a 3,5% para o enriquecimento a 20%, antes de ser transformado pela França em combustível para o reator de pesquisas de Teerã, que fabrica isótopos para produtos médicos. 

Teerã justificou a recusa com a afirmação de que o projeto de acordo não apresentava as garantias necessárias para a entrega do combustível. Depois disso, o país apresentou uma contraproposta para um intercâmbio gradual e oscilou acenos de diálogo com duras declarações sobre a soberania de seu programa nuclear. 

Com a paralisação das negociações, o Irã começou a enriquecer o urânio a 20% em fevereiro passado, m,esmo diante da repreensão das potências. Desde então, os EUA lideram uma campanha pela nova rodada de sanções. 

A Rússia, outro membro relutante com as sanções ao Irã, cedeu e admitiu a possibilidade de aprovar o novo pacote. O último obstáculo era justamente a China que, segundo diplomatas, está vagarosa e relutantemente aproximando sua postura com a das demais potências sobre o Irã.

 Os EUA afirmam que não é interessante para a China uma corrida nuclear com o Oriente Médio. De fato, mas não vamos esquecer que o Irã é um dos maiores parceiros comerciais chineses.

6 comentários:

Rafa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafa disse...

Essas sançoes devem ser aplicadas se realmente o enriquecimento de uranio iraniano nao forem para fins pacificos, mas eh dificil saber a verdade.. existe um blog bem interessante aberto para as discusoes sobre o irã
http://www.guerranoira.blogspot.com

Pedro Silveira disse...

Fato! Sinceramente, acho que a China não vai ceder. Está de lenga-lenga para ganhar tempo com o CS.

Jú Manãnes disse...

Antes de comentar o post, apenas quero saber por que a autora desse badalado blog sumiu por semanas??? rs

bjs!

Luísa Mathias disse...

Oi! Cheguei aqui pelos Todos os Fogos e adorei o blog.

Estou fazendo um tb!

Bjs, Luísa.

Rafa Rodrigues disse...

Jú: foram as férias! Estive viajando.

Luísa: muito obrigada!