sábado, 22 de maio de 2010

The Talent Code, de Daniel Coyle




Finalmente acabei de ler o livro O Código do Talento - original The Talent Code - de Daniel Coyle, após uma semana da pausa forçada.

Coyle é escritor, jornalista esportivo e um dos editores da revista Outside. Seu último livro, The Talent Code, foi lançado como sendo um programa para desenvolver habilidades especiais aplicáveis a vida pessoal e aos negócios.

Eu sempre desconfio de livros que dizem trazer alguma receita mágica para coisas extraordinárias e a minha decisão de lê-lo foi apenas por curiosidade. Realmente fiquei encucada com o que seria "o código do talento", se é que tal coisa existe. Agora descobri.

Na verdade, me fez lembrar um pouco de quando li o livro The Scent of Desire: Discovering Our Enigmatic Sense of Smell, de Rachel Herz: um excelente não-ficção sobre a importância vital do olftato nas nossas vidas.

É um livro extremamente descritivo. O autor viajou o mundo em busca de uma explicação para o talento  e sua evolução à perfeição, portanto, tem muita história para contar. Um dos lugares de investigação foi, inclusive, o Brasil. E advinhem que resposta Daniel Coyle veio buscar aqui? Essa: por que o Brasil produz tantos jogadores de futebol extremamente talentosos e habilidosos?

Bom, pode-se dizer que o código do talento se baseia em descobertas científicas revolucionárias sobre um isolante neural chamado "mielina", atualmente considerado por cientistas o Santo Graal da aquisição de habilidades. Basicamente, um padrão de treinamento dá origem a uma habilidade e isso nos permite entrar em uma zona de aprendizado acelerada. Logo, quanto mais tempo e energia investimos, maior habilidade adquirida. Além disso, é importante manter em mente que o esforço realizado de maneira direcionada a certo objetivo - operado no limite da habilidade, no qual comete erros - torna-o mais inteligente.

Achou básico? Não é. Leia o livro e vai ver que muitas vezes estudar o que achamos básico nos surpreende e nos faz perceber o quão profundas podem ser algumas coisas elementares, se tivermos paciência para descobri-las em toda sua totalidade e usá-las a nosso favor.

No livro, o autor cita os lugares que visitou, alunos e treinadores que conheceu e histórias que acompanhou; além de percepções interessantes sobre todo esse tema. Não sei se de fato é um programa para desenvolver habilidades especiais aplicáveis a vida pessoal e aos negócios, mas faz refletir sobre se estamos  usando as estratégias corretas para desenvolver nossos pontos fortes, além de pensar sobre o que podemos fazer melhor para alcançar determinado objetivo.

3 comentários:

Lia Caldas disse...

Uau! Fiquei com vontade de ler o livro.

Rafa Rodrigues disse...

Leia sim. Com paciência, vale a pena pegar o melhor das experiências do autor nas viagens e pessoas que conheceu. Tem técnicas que parecem básicas, mas não são.

Beijos, querida!

Julio Silveira disse...

Nossa, eu tb. Estudando para concursos, acho uma boa idéia.

Q acha? hehe bjão