terça-feira, 18 de maio de 2010

Irã: mais uma vitória do Brasil no exterior



O chanceler Celso Amorim afirmou nesta terça-feira que irá reagir dentro do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) contra as sanções anunciadas contra o Irã. Muito bom, Brasil. O CS é algo ultrapassado e sabemos disso. Temos que combater essa reta sem fim e mostrar que as bifurcações também existem!

A proposta de resolução do Conselho de Segurança da ONU com sanções contra o Irã, elaborada pelos EUA, Rússia e China prevê punições a bancos e outras empresas do país, além da criação de um regime internacional de inspeções em navios suspeitos de transportar cargas relacionadas aos programas nuclear e de mísseis.  

A quarta rodada de sanções ao Irã ampliaria o embargo armamentista já em vigor contra o país, incluindo novas categorias de armamentos pesados.  

A troca de urânio iraniano em solo exterior era tema da proposta feita pelo grupo dos 5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, França, China, Rússia e Alemanha) em outubro passado, sob mediação da AIEA. Na época, o Irã rejeitou a proposta por falta de garantias da entrega do urânio enriquecido e, em fevereiro passado, iniciou o enriquecimento de urânio a 20% em seu próprio território.  

Está clara a liderança do Brasil nesse cenário, o que só reforça ainda mais a necessidade de rever a ONU e sua formação arcaica.

5 comentários:

Marcelo L. disse...

Prezada Rafaela,

Não sei, mas a cadeira na CS é tão importante para o Brasil, afinal hoje temos uma sociedade muito complexa que em termos de política externa não recebe dos grandes veículos nem notícias dos nossos vizinhos, a cobertura com correspondentes ligada na Europa e EUA.

Ontem vi a Hillary discussar no Senado e o reporter nem para dizer que ela estava lá, tentando aprovar o tratado de desarmamento com a Rússia.

Palavras duras contra o Irã eram mais que necessárias, já que o mesmo é visto como o inimigo n.1 pela adminstração Obama.

A posição brasileira ninguém pensou em ligar que essa crise pode contaminar o preço do barril de petróleo e países europeus já quebrads dependem e muito desse insumo importado.

A minha impressão é que o Itamaraty agiu bem, mas tirando uma contaminação do anti´petismo e eleições de alguns, há um desconhecimento profundo em termos de relações internacionais que atrapalha e muito.

Rafa Rodrigues disse...

Prezado Marcelo, muito obrigada pela visita. Acho que já "nos esbarramos" no blog do Maurício Santoro, em algum momento.

Se tiver algum blog ou site, deixe para que eu possa adicioná-lo.

Abs., R.

Lúcia Veras disse...

O Brasil está mostrando para a ONU como se faz política externa. isso é inédito e acho que o mundo está meio sem palavras.

Rafa Rodrigues disse...

Olá, Lúcia.

Adorei o comentário. Obrigada.

Como chegou até o blog? Algum comentário meu no Paulo Henrique Amorim?

Marcelo L. disse...

Olá Rafaela,

Sim, freqüento o blog do Mauricio, mas não tenho um, nem pretendo já que a minha briga com a língua de Camões sempre foi um problema.

O que faço é marcar os sites que considero por tema, relações internacionais está o seu e do Maurício para assim ter uma idéia do que ocorre no mundo, já que devido a minha formação acadêmica e ser paulista fazem-me conhecer alguns dos interesses e recalques da "grande mídia", por isso outras visões abalizadas são sempre tão necessárias nesses tempos obscuros, onde um excelente professor como Celso Lafer entrevistado em um painel faz analises que vão contra as suas preleções, graças ao jogo político.