domingo, 9 de maio de 2010

UE mobiliza seus membros



Ministros das Finanças da União Européia estão se reunindo em Bruxelas neste domingo para discutir a criação de um novo "mecanismo de estabilização" para prevenir que a crise financeira que atinge a Grécia se alastre para outros países do bloco.

Eles irão debater a possibilidade de estender o financiamento de emergência, que hoje só está disponível para países que não fazem parte da zona do euro. Os ministros também estariam discutindo um sistema de garantias para empréstimos que pode valer bilhões de euros.

Bom, as autoridades esperam que as garantias de pagamento de empréstimos possam prevenir que a crise na Grécia se alastre para outros países com alto déficit ou dívidas, como Portugal e Espanha.

Na sexta-feira, chefes de governo dos 16 países que compõem a zona do euro aprovaram, em um encontro em Bruxelas, o pacote de 110 bilhões de euros, em parceria com o Fundo Monetário Internacional (FMI), de ajuda à Grécia. É o maior pacote já aprovado, mas, euforias a parte, é infinitamente menor do que o necessário.

Em troca dessa singela ajuda, o governo da Grécia deve cortar os gastos públicos e aumentar os impostos para reduzir o déficit orçamentário do país, que chegou a de 12,7% do PIB e está quatro vezes acima do previsto pelas regras da zona do euro.

A possibilidade de a Grécia ou um desses outros países não conseguir pagar suas dívidas é considerada a maior ameaça já enfrentada pela moeda única da europa. A rigidez do sistema monetário europeu, que ajuda algumas vezes, agora atrapalha. 

A pergunta fica no ar para discussão: a UE vai se manter intacta ou será de maior valia para os países saírem do bloco para flexibilizar suas estratégias de ação?


4 comentários:

Ramon disse...

Eu acho que estar na UE é bom, pois de certa forma protege os países e assegura uma espécie de "solução em massa".

Unknown disse...

Ótimo post, ótimas colocações. Sentimos sua falta no fórum. Apareça!

Elisa Maria Campos disse...

Os países da UE andam mais para lá o que pra cá. Gastam desordenadamente o que não têm. O déficit público da França foi recorde esse ano U$207,8 bi(http://bit.ly/8nJwni). Se a Grécia afunda a coisa pode ir por água abaixo. É o medo de uma segunda onda de quebradeira mundial. Se tiram a Grécia da UE, vai ser precedente pra tirar um país sempre que entra em crise? Já pensou? E as economias fortes não vão deixar isso acontecer...imagina. Se os EUA sobreviveu à crise imobiliária, eles vão arrumar um jeitinho...

Rafa Rodrigues disse...

Apenas uma obs que não posso deixar de comentar aqui: O Brasil vai emprestar $ à Grécia de suas reservas internacionais. Agora a Miriam corta os pulsos, definitivamente.

Bjs em todos!