domingo, 22 de novembro de 2009

De cuba, com carinho



Na sexta-feira pela manhã terminei de ler o livro "De Cuba, com carinho", da famosa blogueira cubana Yoani Sanchez. O livro é um apanhado maravilhoso dos melhores textos - selecionados pela própria autora - de seu polêmico blog Generación Y, que, com milhões de acessos mensais, foi eleito um dos 25 melhores blogs do mundo. Da mesma forma., Yoani foi eleita pela revista Time uma das mulheres mais influentes do mundo.

Vale citar que em Cuba a compra de computadores é proíbida, assim como o acesso a internet. Somente estrangeiros residentes no país e pessoas autorizadas pelo governo podem desfrutar desse "luxo". Yoani conta com uma rede de amigos e seguidores em  vários países, especialmente cubanos que vivem no exterior, para postar seus textos clandestinamente. Enquanto não era uma pessoa pública, era ainda conseguia se passar por estrangeira - com pele branca, herdada dos avós espanhóis - e acessar a internet em hóteis, pubs e cafés, quando tinha algum dinheiro.

A autora se concentra em relatar - da forma mais sagaz, inteligente e sarcástica possível, -o cotidiano da vida na Ilha. Ela aborda temas como o racionamento dos alimentos, a precariedade da saúde e educação, pirataria e contrabando, como também faz duras críticas políticas e ideológicas ao governo de Fidel e Raul Castro. Denomina Cuba, com pesar, como "um país encalhado no tempo".

Um dos melhores textos é o "Venha e viva essa experiência", onde Yoani convida os turistas à visitarem Cuba, mas não da forma como geralmente o fazem. Ela narra como seria o desafio de passar uma temporada na Ilha vivendo como os cubanos realmente vivem e tendo que lidar com uma série de problemas e limitações cotidianas.

Enfim, é uma leitura muito interessante e de linguagem fácil. Está mais do que indicado!


Um comentário:

Jú Manãnes disse...

Ela conseguiu uma entrevista com o Obama!!!!!!!!!!!!!!!!!!